5 cidades culturais do Brasil para você apreciar a arte e a cultura

Quem não gosta de um pouco de cultura? E para quem ama cultura o Brasil é um país que o que não falta é arte e cultura para apreciar. O país conta com diversas cidades históricas que enriquecem ainda mais a história.

 

E se você tem vontade de conhecer algumas cidades culturais do Brasil já pode começar a planejar a sua próxima viagem, pesquisar por hospedagem, qual hotel que vai ficar porque o que não vai faltar aqui neste conteúdo são lugares que você vai poder apreciar arte e cultura.

 

Pensando em te ajudar a escolher seu próximo destino nas férias, separamos algumas cidades que vale muito a pena conhecer e aproveitar.

 

Ficou curioso? Então continue lendo para saber mais.

São Paulo – SP

Pode acreditar, São Paulo é uma cidade repleta de cultura e que é possível passar semanas conhecendo seus museus, galerias e centros de exposição. Você só precisa escolher uma região da cidade que queira conhecer, porque a cidade é enorme.

 

Focando um pouco no centro da cidade, é possível conhecer o Teatro Municipal e se encantar com a sua beleza, também tem a Catedral da Sé e o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil.

 

Ali perto você pode visitar o mirante do Farol Santander, o “Empire State Building paulista”. Também pode apreciar a Pinacoteca e conhecer a Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do Brasil.

 

E caso queira ter uma ótima experiência gastronômica, visite a Casa de Francisca, um espaço musical instalado no histórico Palacete Teresa, que conta com um restaurante e shows intimistas de artistas consagrados.

Rio de Janeiro – RJ

O Rio de Janeiro continua sendo uma cidade repleto de uma cultura bem rica, tudo vai depender de onde você vai estar hospedado, se tiver em bairros como o Leblon, Copacabana ou Ipanema, você pode optar por um passeio no Palácio do Catete, que foi onde viveu Getúlio Vargas e alguns dos seus antecessores.

 

Caso for fã de arte moderna, pode ir ao MAM depois que sair do Palácio do Catete. Mas caso prefira, pode ir ao Centro Histórico, que inclui o Theatro Municipal e o Centro Cultural Banco do Brasil, que são construções incríveis, que são semelhantes às de São Paulo.

Paraty – RJ

Paraty também é conhecida por ser uma cidade turística, ela consegue atrair muitos visitantes principalmente no verão. Mas para aproveitar a cidade, que foi considerada um patrimônio cultural quanto natural da UNESCO, você pode programar a viagem de acordo com as datas do seu festival.

 

É praticamente tanto que é mais fácil ir o ano inteiro, alguns desses festivais são: Festa Literária Internacional de Paraty, o Bourbon Festival Paraty e também o Paraty em Foco. A única desvantagem é que durante essas datas os hotéis ficam mais caros. Então, caso não tenha interesse em nenhum festival, escolha datas que não coincidem com a deles.

Minas Gerais

Minas tem diversas cidades históricas cheias de cultura e arte, podemos perceber a influência do catolicismo na região, da mineração de ouro e do período colonial.

 

Se for pelo caminho da Estrada Real vai encontrar boa comida, igrejas suntuosas, vários museus e festivais que são os atrativos de algumas regiões locais. Você tem mais de uma possibilidade, tanto saindo de São Paulo como saindo de Belo Horizonte.

 

Se for por Tiradentes, vai começar o tour pela Matriz de Santo Antônio, que possui a fachada amarela e branca e seu interior com mais de 450 kg de ouro. Em volta você pode encontrar o Instituto Mário Mendonça, que reúne as obras de artes contemporâneas.

 

No tour mais religioso, tem o Museu da Liturgia, que foi o primeiro dedicado ao tema na América Latina. E se gostar de ateliês, não pode perder o do arquiteto e artista Sérgio Ramos, que entrelaçam os elementos cotidianos em pinturas multicoloridas geométricas.

Salvador – BA

A capital conhecida como Afro-baianismo, possui ícones da literatura colonial e do carnaval, a capital oferece uma ótima viagem cultural.

 

Você pode ir ao Mercado Modelo para fazer compras e depois ir até o Centro Histórico pelo Elevador Lacerda. Depois pode ir até os marcos históricos, são tantos que é até difícil escolher qual deles visitar.

 

Uma dica é ir ao Palácio Rio Branco, foi a hospedagem temporária de D. Pedro ll, depois pode ir para a Igreja e Convento de São Francisco, que representa a arte barroca toda ornamentada com ouro e por último, tem a Catedral Basílica de Salvador, a mãe de todas as igrejas.

 

Também pode conhecer a Fundação Casa Jorge Amado, é dedicada ao escritor, vale a pena conhecer se você for fã. E também se for no Pelourinho, pode conhecer o Museu Abelardo Rodrigues, dentro do Centro Cultural Solar Ferrão, que tem uma coleção de arte sacra.

, , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three × 1 =