As 5 cidades mais alemãs do Brasil

Logo após a independência do Brasil, no começo do século XIX o Império decidiu incentivar um processo imigratório a fim de povoar a região sul do país, visto que sozinhos os brasileiros não conseguiam tomar conta de todo o território. Foi a partir disso que então os imigrantes europeus, principalmente os alemães, começaram a desembarcar no grande território brasileiro. Primeiro povoaram o Rio Grande do Sul para posteriormente se espalharem por toda a região. Além da força de trabalho, eles também trouxeram sua forte cultura, criando comunidades que trazem os costumes alemães até os dias atuais. Ainda que nosso país seja extremamente miscigenado, algumas cidades são mais alemãs do que outras e é justamente sobre elas que vamos falar no post de hoje.

  1. Blumenau, Santa Catarina

Blumenau é a terra da Oktoberfest, a maior festa alemã fora do território germânico. Com forte influência da colonização alemã, a cidade é famosa por sua gastronomia diferenciada, assim como sua arquitetura única com casas em estilo enxaimel. Inclusive, os móveis planejados em Blumenau precisam se adequar aos formatos não tradicionais das casas brasileiras, fazendo isso com total maestria, visto que são feitos sob medida. A cidade ainda é sede do famoso chope Eisenbahn no Brasil, além de receber milhares de visitantes anualmente durante o famoso festival alemão que acontece em outubro na Vila Germânica. Ela fica aberta durante todo o ano sendo possível encontrar cervejas artesanais e culinária típica alemã, além de lojas de souvenires muito charmosas.

  1. Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Abrigando diversas belezas naturais, Jaraguá do Sul tem economia aquecida e atrai muitos novos moradores para a região por unir boas oportunidades de negócio e qualidade de vida. Inclusive, muitos procuram móveis planejados em Jaraguá do Sul depois de encontrar o imóvel ideal para garantir móveis de qualidade e valorização da casa ou apartamento. Mas, além disso, um dos principais diferenciais do município são os imigrantes alemães e sua influência nos dias atuais, sendo uma das etnias mais predominantes da cidade.

Em Jaraguá existem bairros que abrigam majoritariamente pessoas de descendência alemã, garantindo fortes influências gastronômicas e socioculturais. Inclusive, a cidade conta com mais de 15 sociedades recreativas de tradições germânicas e uma das mais famosas festas do município é a Schützenfest, totalmente dedicada ao país alemão.

  1. Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul

Na época em que os imigrantes alemães chegaram na região de Nova Petrópoles não existiam escolas e por isso os centros de ensino criados pelos próprios alemães, obviamente, ensinavam sobre a cultura e língua germânica. Isso fez com que hoje a cidade seja um dos principais centros da cultura alemã do país, sendo o Parque Aldeia do Imigrante um dos maiores exemplos. Ele foi construído na década de 70 todo baseado na arquitetura enxaimel, composto pela Aldeia Bávara, onde é possível encontrar lojinhas de artesanato e produtos regionais, assim como um salão de baile e lojas de malhas. Além disso, cervejarias artesanais que servem o chope tradicional e pratos típicos alemães também são comuns por lá.

  1. Brusque, Santa Catarina

Essa cidade não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo sede da Fenarreco, uma festa típica alemã muito conhecida no estado de Santa Catarina. Entre seus principais atrativos está o famoso prato “Ente Mit Rokohl”, o queridinho dos descendentes alemães do Vale do Itajaí, conhecido como marreco recheado com repolho roxo. Obviamente, o chope gelado não poderia faltar aqui. Da mesma forma que a Oktoberfest, a Fenarreco conta com brincadeiras tradicionais da cultura germânica, como o chope em metro e a serra serrador. A cidade foi fundada por alemães em 1860 comandados pelo Barão de Schneeburg, tornando-se uma das pioneiras na indústria catarinense, principalmente no segmento de tecidos. Hoje em dia, ela é referência em economia e segurança.

  1. Pomerode, Santa Catarina

Essa é considerada a cidade mais alemã do Brasil e está bem próxima de Blumenau. Com atrações e opções de lazer que fazem você se transportar para a Alemanha, a cidade encanta a todos os seus visitantes durante todo o ano com suas casas em estilo enxaimel e ampla área verde. Além disso, abriga museus, restaurantes típicos e cervejarias artesanais ideais para quem quer conhecer um pouco mais da cultura germânica. Inclusive, durante sua estadia é possível fazer a Rota Enxaimel, um passeio que permite conhecer uma coleção de casas alemãs extremamente preservadas de carro ou bicicleta por uma rota rural.

A cidade ainda é sede da Festa Pomerana, na qual são organizadas diversas apresentações de danças folclóricas com bandas bastante tradicionais. Além disso, a gastronomia típica alemã marca presença para satisfazer os diversos visitantes da região.

Então, agora que você conhece as cidades com maior influência alemã, já pode escolher qual visitar primeiro. Todas são excelentes opções para conhecer um pouco mais dessa cultura rica, que valoriza a arquitetura, gastronomia e cheia de surpresas.

, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

fourteen + 11 =