Cidades para conhecer no Sul de Minas Gerais

O Sul de Minas é uma região bastante diversa e com vários atrativos turísticos para os mais diferentes públicos. As principais atrações são as belezas naturais de tirar o fôlego, mas o valor histórico e a culinária típica também são grandes destaques.

Afinal, o povo mineiro não decepciona quando o assunto é gastronomia, com o famoso pão de queijo, broa de fubá, cachaças, queijos variados, feijão tropeiro, além do cafézin que não pode faltar, não é mesmo? As cidades do Sul de Minas possuem um charme único, localizadas em meio a serras, montanhas, águas medicinais e muito mais.

No entanto, sabemos que pode ser difícil encontrar o destino ideal e justamente por isso, para te ajudar, no post de hoje separamos algumas das melhores cidades para conhecer no Sul de Minas. Vamos lá?

Capitólio

Nossa lista já começa com uma cidade que atrai cada vez mais visitantes, recheada de belezas naturais e perfeita para quem quer se conectar com a natureza. Ainda que o Sul de Minas possua belezas naturais, aqui você terá uma experiência diferente. Isso porque, por ser um destino que começou a ser explorado há pouco tempo, a quantidade de turistas é menor. Além de garantir maior tranquilidade para explorar a região, você também pode viajar sem medo de lidar com filas e multidões dos destinos tradicionais.

Não deixe de fazer a trilha do Sol, onde pode aproveitar as cachoeiras e piscinas naturais. Além disso, o Paraíso Perdido também merece sua visita, onde você pode apreciar as 18 piscinas naturais e várias quedas d’água.

Aiuruoca

Conhecida por sua simplicidade e aconchego promovido aos turistas, Aiuruoca não poderia ficar de fora de nossa lista. Com aproximadamente 6 mil habitantes somente, esse é o destino ideal para quem gosta de ter contato com a natureza e se aventurar. A cidade é a porta de entrada para o famoso Pico do Papagaio, uma formação rochosa com mais de 2105 metros de altitude. Seu mar de morros é o principal atrativo, mas também abriga cachoeiras incríveis e o Vale do Matutu. Considerado uma APA (Área de Proteção Ambiental), esse é o local onde seus moradores vivem em perfeita harmonia com o meio ambiente.

Monte Verde

A chamada Suíça Mineira recebeu esse apelido justamente pelo seu clima, estilo das construções e a paisagem. E para os chocólatras de plantão, a boa notícia é que, assim como na Suíça, em Monte Verde você irá encontrar opções incríveis de chocolates para saborear durante a viagem e também para levar para casa. Essa é uma cidade bastante romântica e perfeita para casais, sendo que o clima mais fresco é ideal para degustar um bom vinho.

Ainda que possa ser confundido com Campos do Jordão, em São Paulo, o local é mais aconchegante, possui preços mais em conta e a quantidade de turistas é menor. Não deixe de conhecer a Parada da Fonte, uma loja de comidinhas típicas mineiras de altíssima qualidade.

Poços de Caldas

Outro destino destaque do Sul de Minas é “Pósdicalda” e sua fama se deve principalmente pelas águas termais da região, que possuem propriedades terapêuticas e relaxantes. Além de poder se desligar do estresse cotidiano, você ainda deve saborear as comidas típicas da região, assim como frequentar os deliciosos bares e cafés. Não deixe de conhecer a Rampa de Voo Livre, seja para voar ou apenas apreciar a paisagem de tirar o fôlego. Além disso, a Cachoeira do Véu das Noivas também é muito bonita e merece sua visita.

São Thomé das Letras

Os principais destaques dessa cidadezinha mineira são as cachoeiras e o misticismo em torno da região, que é composta por várias comunidades autossustentáveis e que valorizam a natureza. Além disso, sua arquitetura é bastante rústica, com construções feitas com pedras e que impressionam os turistas e conquistam aqueles que buscam o sossego da montanha considerada mágica.

Inclusive, existem dois principais eventos que São Thomé comemora e que deixam a montanha bem movimentada: a festa da cidade, em agosto, e o ano novo. No entanto, caso queira tranquilidade e fugir de aglomerações, nossa dica é aproveitar para conhecer o município em outras épocas.

São Lourenço

Esse município faz parte da rota do Circuito das Águas e é uma das cidades mais visitadas do Sul de Minas. Com a Serra da Mantiqueira ao seu redor, o cartão-postal é o famoso Parque das Águas, que possui mais de 490 mil metros quadrados e áreas de lazer para toda a família. Além disso, o município conta com excelente infraestrutura turística, com uma ampla rede hoteleira que recebe turistas de todos os cantos do mundo.

Independente se você está à procura das fontes de águas medicinais, quer relaxar, curtir o frio da serra ou apenas aproveitar os diversos eventos culturais, saiba que São Lourenço não vai te decepcionar.

Não deixe de fazer o passeio do Trem das Águas com as crianças e a Rota do Café para saber mais sobre a história de uma das bebidas mais amadas pelos brasileiros. Além de conhecer a produção, você também pode degustar e saborear cafés incríveis.

Carrancas

Para os amantes de trilhas, cachoeiras e aventuras, Carrancas não pode ficar de fora do roteiro. Com cerca de 4 mil habitantes, o município tem um ar bucólico de interior, mas o ecoturismo é seu grande destaque. Com dezenas de cachoeiras espalhadas ao longo do território, a cidade promove um contato único com a natureza para turistas dos mais diferentes cantos do Brasil e do mundo, que buscam relaxar e se divertir.

Vale lembrar que o destino é bem diverso, sendo possível passear com a família, amigos e inclusive entre casais aventureiros. Afinal, Carrancas possui boa infraestrutura turística, com restaurantes e diversos eventos ligados à gastronomia, sem falar no friozinho delicioso da Mantiqueira.

Então, agora que você conhece melhor algumas das melhores cidades do Sul de Minas, já pode escolher aquela que você mais se identifica e deseja conhecer primeiro. Lembre-se de criar um bom planejamento com um roteiro bem organizado. Dessa forma, temos certeza que você irá aproveitar ao máximo sua viagem, seja com a família, amigos, em casal ou até mesmo sozinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

15 − one =