Quais os melhores destinos de ecoturismo no Brasil?

O ecoturismo, ou turismo ecológico, é o tipo de viagem que permite ao turista conhecer e explorar a natureza conscientemente, respeitando e preservando o meio ambiente. Além disso, há também o incentivo à educação ambiental para assim contribuir na conservação e bem-estar de patrimônios naturais, sociais e culturais ao redor do mundo. Atualmente, além de ser extremamente popular no Brasil, é um dos segmentos turísticos que mais cresce. Afinal, nosso país é riquíssimo em belezas naturais, permitindo que os viajantes se divirtam e aprendam por meio de atividades em meio a natureza. Alguns exemplos são trilhas ecológicas, mergulho e observação de formações geológicas, da fauna, flora, cenários exuberantes, etc. Sendo assim, no post de hoje vamos falar quais são alguns dos melhores destinos de ecoturismo no Brasil.

  1. Rio do Sul, Santa Catarina

Com localização privilegiada, situada entre a Serra Geral e a Serra do Mar, a cidade de Rio do Sul conta com belezas naturais de tirar o fôlego, como paredões de cachoeiras, grande extensão de rios e montanhas ainda pouco exploradas, que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta. Inclusive, o município é considerado o paraíso dos esportes radicais e ecoturismo justamente por sua geografia diferenciada. Vale lembrar também que a economia da cidade é aquecida e por isso muitas pessoas que conhecem, procuram uma imobiliária em Rio do Sul a fim de encontrar imóveis para morar ou investir. Quando visitar a cidade não deixe de conhecer pontos como Pico da Bandeira de Rio do Sul, Mirante do Javali, Morro do Funil, Cachoeira da Magia, Morro dos 3 Picos e ainda apostar em passeios nas trilhas a pé ou de bike.

  1. Chapada dos Veadeiros, Goiás

Aqui a natureza é repleta de exuberância, com cachoeiras e piscinas cristalinas, como a incrível Santa Bárbara, cânions, formações rochosas de mais de 1 bilhão de anos, como o Vale da Lua, além de fauna e flora riquíssimas e diversas. No entanto, não é apenas a natureza diferenciada que deu fama à região. Ela também é conhecida pelo esoterismo, pois além de abrigar cristais de quartzo e pinturas rupestres, também está localizada na mesma latitude de Machu Picchu. Por esses e outros motivos, é considerada uma fonte de fortificação e curas espirituais para místicos, espiritualistas, hippies, naturalistas, etc. O acesso para a Chapada dos Veadeiros é simples e para chegar até a principal porta de entrada, que fica no município de Alto Paraíso, são apenas 200 km de Brasília.

  1. Nobres, Mato Grosso

Esse destino é considerado recente no ecoturismo e pouco explorado turisticamente. Nobres é uma pequena cidade que ganha cada vez mais destaque por suas belezas encantadoras que incluem cachoeiras, balneários naturais e poços de águas transparentes, responsáveis por formar aquários naturais com peixinhos, como a Cachoeira da Serra Azul e o Aquário encantado (locais propícios para mergulho). Para completar a paisagem, rios cristalinos para praticar flutuação, cavernas com mais de 300 milhões de anos e mirantes para fazer tirolesa, trilhas ou apenas admirar o pôr do sol.

  1. Jalapão, Tocantins

Considerado um verdadeiro oásis localizado no coração do Brasil em Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão é um destino que parece que foi criado especialmente para o ecoturismo. Isso porque, ele abriga belezas naturais extremamente interessantes e espetaculares de nosso país, incluindo cachoeiras, como a imponente Cachoeira da Velha, fenômenos naturais como os fervedouros, com destaque para o Buritizinho e Bela Vista, e as curiosas formações rochosas, como a Pedra Furada, que datam milhões de anos. Contudo, para manter sua natureza exuberante intacta, o isolamento da região é necessário, fazendo com que o acesso seja um pouco complicado, principalmente se for feito sozinho e sem o auxílio de agências especializadas. Ainda que o Parque do Jalapão fique a apenas 190 km da capital do estado, Palmas, essa é uma área remota e as estradas são precárias.

  1. Parque Nacional do Itatiaia, Rio de Janeiro

Esse é o primeiro e mais antigo Parque Nacional do Brasil, sendo um dos melhores pontos do país para a prática de esportes como trekking e montanhismo. Afinal, por fazer parte da região da Serra da Mantiqueira, conta com alguns dos picos mais altos em um território que abrange 300 mil metros quadrados, que se estende desde o estado do Rio até Minas e sua divisa com São Paulo. Por isso, o Parque do Itatiaia é dividido em duas partes: a parte baixa é onde estão as cachoeiras, piscinas naturais e trilhas consideradas mais fáceis; enquanto a parte alta concentra as montanhas e picos a serem escalados, como o das Agulhas Negras e o Maciço das Prateleiras.

Então, agora que você conhece alguns dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, já pode começar a planejar sua viagem. Lembre-se que, dependendo do local, é de extrema importância contratar um guia para garantir sua segurança e bem-estar.

, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

twenty − 1 =