Qualidade de vida: como escolher a cidade certa para morar?

Escolher uma cidade para morar não é algo simples, visto que essa decisão irá impactar diversas áreas da vida, como o trabalho, estudos, lazer, relação com a família, entre outras questões. Mas, quando bem escolhido, o novo destino pode promover maior segurança, praticidade, diversão, oportunidades econômicas e consequentemente maior qualidade de vida para os moradores. Justamente por isso, é importante escolher a cidade com calma e analisar muito bem para garantir todos os benefícios que citamos. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos falar como escolher a cidade certa para morar e ainda dar algumas opções interessantes.

  1. Itapema, Santa Catarina

Localizada no litoral norte catarinense, Itapema é uma cidade que vem ganhando cada vez mais destaque em âmbito nacional. Isso porque, ela investe constantemente em melhorias para a população, oferecendo altíssima qualidade de vida, além de belezas naturais incríveis. Os apartamentos à venda em Itapema se tornaram cada vez mais procurados, visto que essa região é uma das mais estruturadas do município, além de se uma das praias mais badaladas e charmosas do estado. Portanto, não deixe de procurar uma imobiliária em Itapema a fim de realizar um excelente investimento financeiro e em sua qualidade de vida.

  1. São Caetano do Sul, São Paulo

Com um dos maiores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, São Caetano do Sul é uma cidade localizada no ABC Paulista, que atinge excelentes posições há alguns anos. Ainda que tenha apenas 15 km quadrados, ela é parecida com uma verdadeira metrópole, possuindo diversos prédios e alta circulação de automóveis. Além disso, possui renda per capita de mais de 2 mil reais por mês, boa expectativa de vida e excelentes números quando falamos em educação.

  1. Niterói, Rio de Janeiro

Niterói é uma das cidades mais visitadas do Rio de Janeiro, possuindo o maior IDH do estado. Com mais de meio milhão de habitantes, 97% das crianças com idade entre 6 e 14 anos são escolarizadas, possuindo ainda a segunda maior renda per capita do país. Isso se deve principalmente ao fato de Niterói ser um dos mais importantes centros financeiros, comerciais e industriais do estado, visto que é bem próximo da capital e recebe altos investimentos em setores relacionados com o petróleo e gás. Sendo assim, para quem busca boas oportunidades de negócio e qualidade de vida, esse é o lugar ideal.

  1. Curitiba, Paraná

A cidade modelo é outra alternativa para quem quer maior qualidade de vida, sendo conhecida inclusive como a capital ecológica brasileira. Isso porque, ela possui mais de 60 metros quadrados de área verde para cada habitante, o que impacta diretamente o bem-estar dos moradores. Além disso, é uma cidade muito limpa e com consciência ambiental, visto que debates sobre o tema são frequentes. Além de abundante arborização, suas ruas são mais largas, promovendo maior mobilidade urbana, assim como um transporte público inteligente que, inclusive, foi usado como exemplo para diversos outros países.

Como escolher a cidade certa para morar?

Agora que você conhece algumas das melhores opções de cidades para morar, confira nossas principais dicas para escolher qual será seu próximo endereço:

Analise a segurança da cidade

Um dos principais pontos é analisar os índices de segurança do município. Sabemos que nenhum lugar do mundo é totalmente seguro, mas é fato que existem opções melhores do que outras. Por isso, a recomendação é procurar dados estatísticos sobre a violência local, índices de criminalidade, policiamento, rede de vizinhos, além de iluminação de qualidade.

Considere a infraestrutura

Para garantir boa qualidade de vida em seus dias, é importante que sua nova cidade tenha boa infraestrutura. Considere, portanto, se o município tem boa pavimentação e saneamento básico, se possui escolas, universidades, hospitais de qualidade, postos de saúde, creches, transporte público, sinalização, entre outros fatores importantes. Acredite, tudo isso fará diferença em seu dia a dia.

Conheça o mercado de trabalho

Ainda que você seja transferido de seu trabalho atual, é importante conhecer como é o mercado de trabalho da região, caso ocorra alguma surpresa. Mas, principalmente se está em busca de novas oportunidades, pesquisar sobre a economia é fundamental. Uma boa dica, inclusive, é enviar currículos antes de se mudar e informar sua disponibilidade de mudança. Assim você garante maior segurança financeira para todos.

Pesquise sobre opções de lazer e cultura

Por fim, mas não menos importante, procure saber quais são as opções de lazer e cultura no município, como shows, espetáculos de teatro, cinemas, restaurantes, bares, clubes, parques, etc. Afinal, ao contrário do que se pensa, esses fatores também contribuem para sua qualidade de vida.

Então, agora que você sabe o que considerar no momento de escolher uma cidade para morar, já pode iniciar sua pesquisa. Lembre-se que para promover os benefícios que citamos, o município precisa ser completo, oferecendo bons serviços públicos, variedade de comércio, opções de lazer, mobilidade urbana, etc.

, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

19 + sixteen =