Fevereiro 25, 2024
Descubra toda a beleza das Ilhas Marietas no México

Há um lugar que as belezas são cinematográficas, esse lugar são as Ilhas Marietas no México.

Quem nunca sonhou em conhecer as praias de Acapulco ou de Cancún que atire o primeiro passaporte. Mas se eu contar para você que uma nova queridinha está dando as caras no México: trata-se das Ilhas Marietas.

Localizadas na chamada “Riviera Nayarit”, as Ilhas Marietas são uma das atrações naturais do México que vieram para ficar e arrancar suspiros.

Um dos melhores destinos Riviera Nayarit é o nome fictício dado para os mais de 300 km de costa banhada pelo Pacífico, no Estado de Nayarit, costa Oeste do país.

Dentre as diversas ilhas e atrações do local, as Ilhas Marietas são um arquipélago originário de erupções vulcânicas, localizado há poucos quilômetros de Puerto Vallarta.

Quem gosta de sol, esse lugar é o lugar certo. De novembro a maio as temperaturas giram em torno de 30 graus durante o dia e 16 graus à noite. Durante os outros meses do ano, os preços caem consideravelmente.

Provavelmente você nunca tenha escutado falar dela, porque ela foi denominada assim em meados de 2007.

Cada lugar possui a sua particularidade, e aqui, as Ilhas Marietas com sua Praia Escondida constroem esse local surpreendente.

Ilhas Marietas: um paraíso no México

Antes desabitadas, essas ilhas foram então exploradas para atividades militares durante a Primeira Guerra Mundial. Os bombardeios frequentes contribuíram para a modificação do relevo natural, como formação de cavernas.

Na década de 60 que o oceanógrafo francês Jacques Cousteau, para nossa sorte, liderou os primeiros protestos contra as atividades na Ilha, tendo em vista que a fauna e a flora estavam sendo amplamente danificadas.

Com o controle das ações humanas como caça e pesca, o ecossistema se restabeleceu, fundado em 2005 o Parque Nacional das Ilhas Marietas.

Em 2010 o local foi considerado Reserva da Biosfera pela Unesco. Atualmente, o local é conhecido pela sua imensa biodiversidade: não é raro deparar-se com golfinhos, baleias e tartarugas durante os passeios.

Com todo esse cuidado, o número de turistas por dia é limitado. Ainda assim, em Maio de 2016, o local foi fechado para preservar os corais da região, que sofreram com o excesso de turistas e com mudanças na temperatura da água causada pelo El Nino.

Após um processo de restauração e conservação, as tranquilas praias da região foram reabertas em setembro.

Playa Escondida

A grande atração das Ilhas Marietas é a “Playa Escondida”, também chamada de Praia do Amor.

Cenário de novela – literalmente, pois nela foram gravadas cenas de “Mar de Amor”, novela mexicana exibida no Brasil ainda este ano.

Para chegar nesta praia, é necessário ir nadando e passar por baixo de uma fenda para então encontrar a praia que está realmente escondida.

Estando lá, você só pode curtir por 20 minutos: mais um dos cuidados para manter o local a salvo do desgaste humano.

Os passeios são disponibilizados por várias operadoras de viagens, como a Visit Mexico, por preços que giram em torno de 70 dólares.

Mas não precisa ficar triste, seu passeio pelas Ilhas Marietas não acabou por aí: o local é um dos preferidos para a prática de mergulho, stand up paddle e outros esportes aquáticos. As águas cristalinas são de tirar o fôlego.

Caso você não seja tão fã de esportes e sua praia é mesmo descansar, pode pegar uma pequena lancha e ir ao outro lado da ilha, só aproveitar a paisagem em silêncio e contemplando o melhor que a natureza tem a propor.

Os animais são uma atração à parte no passeio: acostumados à presença humana, não fazem charme para chegar perto: pássaros, polvos, tartarugas e, se sua viagem for de dezembro a abril, há chances de encontrar baleias.

Aliás, as Ilhas Marietas no México representam um importante local de preservação e reprodução de espécies ameaçadas de extinção, como a aleia Jubarte.

O que fazer em Riviera Nayarit

Aproveite o hotel

Riviera Nayarit surpreende a todos com sua estrutura hoteleira. As opção são muitas, mas se recomenda os melhores hotéis situados em Nuevo Vallarta e Punta Mina para quem não abre mão do conforto.

Para quem é do lado roots da força, os vilarejos à beira-mar são incríveis.

Viajar é tem boas experiências e o St. Regis Punta Mita é uma delas. Elegância, cerviche e um ótimo serviço são as características desse hotel.

Ele ainda conta com um porto particular que levam os turistas diretamente às Ilhas Marietas.

Sancho Pancho e Sayulita são pitorescos vilarejos praianos do local que abriga diversos hotéis mais pé no chão que em Nuevo Vallarta e Punta Mina.

Passeio de Veleiro

No Pacífico o sol se põe no mar. E para não perder essa visão, nada como lo acompanha em um veleiro, ao sabor de bons drinks e petiscos, música de fundo e o pôr-do-sol só para você! A empresa Vallarta Adventures oferece o passeio.

Observação das baleias

Recomenda-se planejar a viagem entre dezembro e março para conhecer as baleias que habitam nessas águas.

É nessa época que vários tipos de baleias se encontram para procriar. Outra empresa que oferece esse passeio é a Punta Mina Exeditions.

Nadar com os Golfinhos

Quem quer ter essa experiência tem que procurar pelo Dolphin Adventure, que é um centro de treinamento dos golfinhos.

Sayulita

Sayulita é uma cidade litorânea próxima a Punta Mira que tem uma certa semelhança com Trancoso. Só com essa informação, já se pode imaginar como seja lá.

São ruas tranquilas e o comércio bem simpático que convida o viajante a pegar algumas ondas e a praticar yoga em retiro espalhados pela cidade.

Aqui, o turista pode conhecer um pouco do artesanato que tem grande inspirações em símbolos mexicanos, como Frida Khalo, catrina e Emilio Zapata.

Entre miçangas e bordados, pode-se também ter uma amostra do Huicholes, artesanato regional de um povo que mora nos arredores.

Como chegar às Ilhas Marietas

As companhias aéreas Aeroméxico e a Latam fazem a viagem do Brasil até a Cidade do México, a qual é a maneira mais prática de se viajar até Puerto Vallarta, e, por consequente, as Ilhas Marietas no México.

Viajantes experientes dizem para colocarem mais alguns dias para aproveitar a capital mexicana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *